Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Plastificar o Ano Novo

Dois mil e nove está prestes a despedir-se em grande, pelo mundo fora. Aliás, todos os anos se despedem em grande, dando lugar aos seguintes, e é por isso que se diz, seja em que ano for, que “vai ser uma passagem de ano inesquecível e espectacular”. O problema é quando os portugueses acordam no seguinte dia e dão de caras nos seus problemas diários, entre eles a crise e o Sócrates.

Mas os anos tendem cada vez mais a plastificar-se a si próprios. Vejamos os salões de festas dos hotéis, onde decorrem os jantares de gala com artistas diversos e muito bem disfarçados, que se diga, com músicos mexicanos (que do México só têm o chapéu). A estes junte-se as bailarinas multifacetadas que tanto dançam “kan-kan” como dança-oriental adulterada, como seria de esperar. E é nestes pequenos exemplos que se realçam as plastificações. Vão desde os chapéus dos mexicanos duvidosos aos sapatos que as bailarinas calçam, por entre as pistolas baratas que recriam as armas de James Bond, na sua actuação.
Mas não é só. Assim que saímos das múltiplas festas que temos à escolha numa noite de Passagem de Ano, levamos, talvez sem repararmos, uma flute na mão. Uma flute é, nada mais nada menos, que um pedaço de plástico translúcido, com uma base de um diâmetro mínimo que permite apenas que o copo assente numa superfície, sendo a partir desse momento “copo descartável”: depois de ser usado, vai para o lixo comum, ainda com umas gotas de champanhe e baton nas bordas. E se há flutes por perto… há garrafas de champanhe, copos e talheres e demais acessórios de plastico para servir as comidas que vêm dentro de recipientes de plástico trazidos por uma qualquer empresa de “katering”.

Dia 1, pelas ruas, deparamo-nos com baldes e caixotes cheios de recipientes e pacotes abertos com garrafas saídas para fora e com muitas latas de cerveja espalhadas.

Muito bem, alguém há-de limpar! E viva o ano novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente os artigos deste blog!