Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de abril de 2010

O infractor que há em nós

Todos nós, com certeza, na mais pura inocência da infantilidade ou simplesmente na mais descuidada parvoíce adolescente, cometemos um delito na vida. Um simples furto, um mero roubo de um artigo de pequenas dimensões, maioritariamente, e quiçá um pacote de palhinhas de marca LIDL.

Ora, nestes tempos difíceis em que a crise daninha não nos deixa respirar e nos atola em despesas e contas ao fim do mês, o crime aumentou… e muito! Roubos, carjacking (uma moda, aliás, que mal sobreviveu em território português), assaltos a postos de abastecimento, a quiosques, a casas particulares, a caixas multibanco e, por fim, a centros comerciais, registaram-se e assustaram pessoas de norte a sul do país. É que o hipermercado Jumbo de Setúbal também foi alvo desta vaga de delitos, sem contudo registar o pior crime. 

Vejamos então o caso real que atesta esta realidade. De acordo com o jornal que retrata a vida activa que temos em Setúbal, n’ “O Setubalense”, uma rapariga de 18 anos, de nacionalidade romena, furtou jogos para Playstation. As caixas, bem alinhadinhas nas prateleiras publicitárias do hipermercado Jumbo, mal sabiam que a dado momento iriam ser raptadas e encafuadas num saco forrado a folha de alumínio. Entretanto, a jovem romena foi prontamente detida no Jumbo (detenção essa de rara celeridade), a meio da tarde, e com prontidão ouvida no tribunal, devido ao seu furto dos jogos no valor de 272 euros. 

 Este foi mais um delito que ocorreu no Jumbo. Mas voltando à conversa inicial deste texto, todos nós já cometemos uma espécie de transgressão, e não são raras as vezes em que uma criança distraída se apodera de um pacote de rebuçados (para satisfazer a sua gula) e passa a zona das caixas de pagamento sem que nenhum alarme seja activado e sem que ninguém se aperceba.  

Ora nem mais: constata-se pois que todos nós temos aquele pequeno descuido, que sem más intenções passa despercebido. É o infractor que há em nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente os artigos deste blog!