São, certamente, as alterações climática que estão a alterar – daí serem alterações – o nosso clima que outrora foi ameno. Agora temos isto: cheias urbanas a meio do Verão, tornados em Outubro e uma quase Primavera às portas de Novembro. Quem podemos culpar? O Bush? Os EUA pelas fumaradas industriais? Meus amigos, os culpados somos nós! Todos nós. Exceptuando o periquito engaiolado, claro.
Decerto já repararam que as temperaturas estão amenas, a rondar os 23 graus, o que é bastante bom. É óbvio que podem ser umas pitadas de S. Martinho, onde o tempo fica quentinho e se assam as castanhas. Mas não, se compararmos com igual período do ano passado: andava tudo de cachecol, luvas e demais acessórios aconchegantes; o frio já apertava e os aquecedores saíram das garagens para irem aquecer as manhãs de briol que nos prendiam à cama.
E este ano, o que temos? Temos 23 graus ao meio dia e manhãs de 18 e poucos, temos pessoas de t-shirt (vejam só os encalorados), senão até mesmo de calção...
Temos uma autêntica Primavera de Novembro! E as pessoas gostam.
Todavia, muita coisa tira a “pica” típica do Outono: frio, folhas caídas pelo chão a entupir valas e sarjetas – não quer dizer que não as haja, mas já houve mais – iluminações precárias e precoces para o Natal postas pelas ruas da zona baixa… enfim, um leque de características agradáveis para o bom português que aprecia as estações do ano. E, como já devem ter adivinhado, os comerciantes queixam-se. Queixam-se das raridades nas vendas de roupas de lã e de botas para a chuva (que por esta altura, no ano passado, já estariam a esgotar).
E agora, das duas uma: ou o frio vem abruptamente e saca tudo dos cachecóis, lãs e mantas de inverno… ou passamos o Natal com um frio que não veio com a Primavera de Novembro.
Pesquisar neste blogue
sábado, 7 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente os artigos deste blog!